ICBEU

Fone:(14)3882-3016 - email: secretaria@icbeu.org.br
  • HOME
  • ICBEU
    • NOSSA HISTÓRIA
    • DIFERENCIAIS
  • CURSOS
    • ALEMÃO
    • ESPANHOL
    • FRANCÊS
    • INGLÊS
    • ITALIANO
    • JAPONÊS
    • PORTUGUÊS
  • BLOG
  • GALERIA DE FOTOS
  • CONTATO

This may be cheesy, but I think you’re grate!

por ICBEU / quarta-feira, 19 fevereiro 2020 / Publicado em Sem categoria

O Valentine’s Day para nós é um feriado que não acompanhamos por aqui, apesar das origens cristãs, pois aqui o nosso equivalente, o Dia dos Namorados, se celebra numa data completamente diferente. Chocolate, rosas, joias, e cartões super elaborados são os presentes tradicionais, de onde será que vieram todas essas tradições? Porque será que existe essa diferença entre as datas? Qual será a origem dessa celebração do amor entre “namorados”? Com certeza não era uma prioridade dos povos antigos, ou era? Será que é apenas mais um feriado comercial, criado por agências publicitárias para a gente gastar dinheiro?!? Vamos conferir nas próximas linhas essas e outras curiosidades.

História

Existem vários mártires cristãos chamados Valentim na história sangrenta do estabelecimento do cristianismo, mas os mais relevantes, que são celebrados no dia 14 de fevereiro são Valentim de Roma e Valentim de Terni (uma cidade na região central da Itália). Os dois acabaram se tornando santos importantes durante o estabelecimento da igreja católica e consequentemente ficaram populares em praticamente toda a Europa. Por conta disso existem comemorações para eles em várias denominações cristãs diferentes além da Igreja Apostólica Romana, como a Luterana, Anglicana e a Igreja Católica Ortodoxa. Apesar de a celebração existir desde o séc. III, pouco se sabe de fato sobre a história e canonização dos dois santos, já que os documentos da época foram perdidos durante as perseguições a religião Cristã e se acredita que na verdade os dois santos sejam apenas versões diferentes da mesma história.

Lendas

Essa popularidade toda deu origem a várias lendas que infelizmente tem pouco embasamento histórico, já que foram criadas muito mais tarde, na idade média, quando surgiu a noção do amor romântico que até hoje é a inspiração da nossa perspectiva do amor. Uma das lendas mais populares conta que Valentim foi interrogado pessoalmente pelo imperador Cláudio II, que ficou impressionado com Valentim e tentou converte-lo à religião pagã romana para salvar sua vida, mas Valentim, sendo o rapaz casto e virtuoso que era, se recusou e ao invés disso tentou converter o imperador ao cristianismo, o que levou à sua prisão e execução. Antes de ser executado Valentim supostamente curou da cegueira a filha de um de seus carcereiros e mais tarde, já no séc. XVIII, foi adicionado um trecho que conta que a menina, magicamente dotada da habilidade de ler depois de uma vida de cegueira, recebeu o primeiro cartão de Valentine’s Day, assinado “your Valentine” (seu Valentim em inglês), que até hoje é a assinatura habitual dos tradicionais cartões em países de língua inglesa, já sem a conexão original com o nome do Santo, significando algo tipo “seu namorado(a)”.

Outros aperfeiçoamentos à lenda contam que Valentim realizava casamentos para os soldados romanos, que foram proibidos pelo Imperador Cláudio de se casarem, pois este acreditava que soldados solteiros eram melhores combatentes, apesar de não haver registro histórico dessa proibição. Nesta versão dizem que Valentim cortava pergaminhos em formato de coração e entregava aos soldados para lembra-los de seus votos de amor e fofura e do amor de Deus, o que teria dado origem ao costume de entregar cartões nesse formato. Algumas fontes tentam conectar a data com a celebração da Lupercalia, um festival romano da saúde e da fertilidade que foi mais tarde banido pelos cristãos por conta das suas raízes pagãs, mas há pouca evidência que apoie a ligação. A verdade é que pouco se sabe sobre como o dia do Santo passou a ser sinônimo da ideia de amor entre casais.

Tradições

Apesar da forte conexão com a ideia do amor romântico, em várias partes do mundo ocidental é comum a troca de cartões também entre amigos, alunos e professores e outros tipos de relações. Também é tradicional desde a idade média que os cartões contenham poemas românticos, que são o meio de expressão favorito dos românticos da época. Já no séc. XIX os cartões ficaram tão populares na Inglaterra que começaram a ser produzidos em massa nas fabricas, foram elaborados manuais para composição de poemas e cartões com poemas prontos para dar de presente, acompanhando as famosas caixas de bombons e flores. Toda essa popularidade contaminou os americanos, que abraçaram totalmente a data e fizeram o que fazem de melhor, transformando-a em um sucesso de vendas para vários setores do comércio (cartões e bombons por exemplo) e serviços (restaurantes completamente lotados no dia são um problema bem real em várias cidades americanas). Apesar dos diferentes graus de aceitação, em muitos países o dia virou sinônimo de uma atividade para aquele alguém especial na sua vida e de fato movimenta um pico de compras para certos setores fora dos U.S.A. Aqui nas terras tupiniquins do nosso Brasil os marketeiros acharam que a data não seria tão popular, já que São Valentim é praticamente desconhecido (apesar de ser bem popular em Portugal) e o publicitário João Dória (pai daquele tal ex-prefeito de São Paulo) apresentou para os comerciantes paulistas em 1949 a ideia de usar o dia 12 de junho para a data, que é véspera do dia de Santo Antônio, o famoso santo casamenteiro, muito querido do nosso povo brasileiro. A ideia caiu como uma luva e também por aqui é responsável por um considerável aumento de vendas.

Espero termos esclarecido um pouco do que motiva a data e todas essas tradições que a gente acaba reproduzindo sem perceber. Talvez assim possamos escolher melhor as partes que realmente valem à pena comemorar com os nossos parceiros e parceiras, seja qual dia for. Desejamos um feliz e mais em informado Valentine’s Day para todes!

  • Tweet
Tagged under: amor, dia dos namorados, feb 14th, love, Valentine, valentine's

Sobre ICBEU

O que você poderia ler em seguida

Celebração ao Brasil
Halloween ICBEU
BLACK FRIDAY, o que você sabe a respeito?

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fone:(14) 3882-3016 - Whatsapp: (14) 998738900 - email: secretaria@icbeu.org.br
Rua General Teles, 1600 - Cep: 18602-120 - Centro-Botucatu-SP

TOP